Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

reunião de câmara extraordinária

Ao que tudo indica o cenário de protecção da orla costeira para o sul que deverá vingar é o que propõe a transferência artificial das areias: cenário 2. Sabendo da preferência do presidente da Câmara pela proposta do BYPASS, formalmente apresentado a concurso público e premiado por um júri onde a autarquia e o consórcio que está a fazer a revisão do POOC também estavam representados, ficamos sem perceber porque razão é que este sistema ainda não está contemplado em qualquer dos cenários 1, 2 ou 3. Do ponto de vista académico pode perceber-se o interesse na metodologia adoptada e até se pode imaginar o aprofundamento para a ponderação noutros tantos cenários: 4, 5 e 6. Importa no entanto não esquecer o cenário zero, este que habitamos e que urge por respostas concretas em tempo útil. Porque a diferença entre o norte e o sul cresce todos os dias, amanhã já pode ser tarde demais.


"umas centenas de metros"


O título da notícia é a afirmação de Sergio Barroso na reunião extraordinária da Câmara - a praia da figueira ainda vai crescer “umas centenas de metros”. As imagens do Marcos Charana mostram o lado oposto do mesmo problema. 
Estamos portanto perante a dialéctica clássica entre o copo meio cheio ou meio vazio... Sérgio Barroso terá dado ênfase à parte cheia (lado norte), nós aproveitámos a dispensa da convocatória para ficar na praia e lembrar a parte vazia (lado Sul). A insistência nas propostas para o aproveitamento do areal a norte reforça a nossa preocupação dada a diferença face à ausência de soluções para o sul, já que assim corremos o rico de falhar na coesão territorial e na equidade, prejuízo inaceitável para a cidade e para os cidadãos.
Das notícias ficamos ainda a saber que João Ataíde é a favor do BYPASS e que Sérgio Barroso se mostra disponível para nos receber. Nós vamos ficar à espera na praia onde sempre estivemos e continuamos a estar.





Sérgio Barroso é director do CEDRU, equipe responsável pela revisão do POOC em consórcio com a Universidade de Aveiro. Marcos Charana é presidente da Associação de Surf da Figueira da Foz.
A notícia é de O FIGUEIRENSE de 3 de Agosto de 2012.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

POOC @ BADJA KU SOL



Excerto da palestra no 2º Workshop Internacional em Arquitectura e Paisagem
23 a 27 de Abril de2012, Coimbra.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cidade adiada



Diário das Beiras de 31 de Julho