Páginas

sábado, 23 de agosto de 2014

Gliding Barnacles

Praias e antiga garagem Auto Peninsular recebem festival «Gliding Barnacles»

De 28 a 31 de agosto a antiga garagem Auto Peninsular, no Bairro Novo, será palco de algumas das actividades do «Gliding Barnacles», um evento de entrada livre que se desenvolve nalgumas praias do concelho da Figueira da Foz (durante as manhãs e até às 17h00). Após as sessões de praia e até às 24h00 o festival muda-se para a garagem Auto Peninsular, onde acontecem actividades diversas ligadas à música, cinema, design e fotografia, entre outras.

O «Gliding Barnacles» prevê uma vertente de competição aberta a longboarders convidados oriundos de Portugal, Espanha, França, Grã-Bretanha e Itália.
Com um prize money de 3.000 euros (pagos pela Câmara Municipal da Figueira da Foz), a competição funciona no modelo «cash-for-tricks»: as exibições dos surfistas serão filmadas e depois exibidas no recinto da Auto-Peninsular e votadas pelos presentes.
A edição zero do festival – promovido pela Associação de Desenvolvimento Mais Surf e Gliding Barnacles Gentleman Club – pretende, segundo anunciou hoje a organização, “promover a Figueira da Foz como destino turístico do surf mundial”, concretamente o longboard clássico, “fazendo interagir a modalidade com a cultura artística, artes e ofícios que lhes estão associadas”.

No recinto da garagem o programa inclui música ao vivo (bandas e DJ’s), projecção de filmes de surf, construção de pranchas, workshop de fotografia, espaço de serigrafia e artes plásticas, um mercado de artigos vintage e uma cadeira de barbeiro para quem quiser fazer barba ou cabelo.
Quanto a uma eventual concorrência aos empresários do sector dos bares e similares, a organização garante que não se coloca a ideia, uma vez que o espaço físico da garagem encerra portas à meia noite, convidando os cerca de 1.500 a 2.000 visitantes diários esperados a frequentar os estabelecimentos desta zona no centro da cidade.

Ana Carvalho mostrou-se “muito satisfeita” com a escolha do local desejando que projetos futuros possam aparecer a fim de requalificar/recuperar a antiga garagem Auto Peninsular, um imóvel de “interesse arquitectónico”.
O surf, bem como os desportos náuticos, fazem parte do plano de desenvolvimento estratégico delineado pela autarquia. “Temos em curso ou previstas várias acções para qualificar, ampliar ou recuperar estruturas náuticas com o objectivo de cativar mais praticantes”, disse a vereadora dando como exemplo a intenção de implementar um centro de alto rendimento ou surf houses.
Potenciar a marca da “onda mais comprida da Europa” faz ainda parte dos planos pensados pela autarquia figueirense, bem como levar o universo dos desportos náuticos aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (desporto escolar).

Gliding Barnacles: trata-se de uma analogia com as lapas que passam a vida agarradas aos cascos dos navios. Representa a união física e mental do surfista com a sua prancha.

Sem comentários: