In Noticias Magazine
Lembra-se de há cerca de um ano lhe termos contado a história de um grupo de cidadãos que começou por querer salvar uma onda mas já ia no projeto de transformação de uma cidade inteira? O Movimento Cívico S.O.S. Cabedelo, da Figueira da Foz, está de volta, após ter vencido o prémio de ideias MovimentoMilénio e ter mergulhado na reflexão sobre o mar, o areal e a cidade. Os defensores de um BYPASS que levasse a areia de norte (onde está a mais) para sul (onde escasseia, pondo em risco a tal onda) perceberam que é no valor da própria areia que encontrarão a sustentabilidade para as suas propostas: recuperar a circulação da areia no mar e explorar o valor comercial desta, com o recuo da praia para o limite dos anos sessenta. Nesse sentido, acabam de lançar a campanha «O mar à cidade», que inclui de t-shirts, autocolantes e postais a sabonetes para os hotéis e vinho para os restaurantes. A grande estrela desta campanha é, no entanto, o saco de areia. Miguel Figueira, um dos criativos do movimento, explica: «Queremos passar a areia do lado do problema para o lado da solução. Vamos vender a areia da praia para financiar as nossas acções e demonstrar o potencial do seu valor.»
Catarina Pires in Notícias Magazine #1048, 24,Junho, 20121
1 comentário:
Foi no dia 29 fui ao jantar dos Lions da Figueira. E vi esta proposta. Gostei tanto que sonhei nessa noite que era criada uma Sociedade Anónima para fazer a obra. 50000 acionistas X 1000 euros dá 50 milhões. Deve dar para obra. A venda das areias que deixariam de ir para o "buraco" da Nazaré + a compensação do estado por tonelada de areia, se calhar mais barato que o custos das dragagens que deixariam de ser precisas na barra tornaria esta empresa rentável e lá vinham os dividendos... Eu quero der acionista!!
Dinis
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