sexta-feira, 28 de agosto de 2009
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
R.I.P CABEDELINHO...
PRESS RELEASE
Obras de prolongamento do molhe Norte da Figueira da Foz fazem a sua primeira baixa
Figueira da Foz, 26 de Agosto de 2009 - Falamos da onda que tinha o nome de “maluca”, uma esquerda que quebrava na praia do Cabedelo, vulgo Cabedelinho, e partia junto ao molhe sul dentro da barra da Figueira da Foz.
Com a passagem da última ondulação e com as obras de prolongamento do molhe norte já bem avançadas, podemos verificar que a onda do Cabedelinho já não existe. É local onde o surf de qualidade não se voltará a ver.
O Cabedelinho servia de refúgio nos dias de tempestade de inverno, e no verão era o sitio onde as escolas de surf da região davam aulas visto este ser um local abrigado e protegido nas tempestades.
Esta era uma onda de qualidade 3; se considerarmos que pipeline no Havai é de qualidade 7 e o cabedelo qualidade 5 esta onda ficava longe desses parâmetros. Mas… esta onda ou se amava ou se odiava. Era, sem margem para dúvidas, o único sitio para surfar em dias de tempestade forte na área limitada a sul até Peniche e a norte até Viana do Castelo.
Muitos foram aqueles que nela surfaram. Vários profissionais aquando da sua participação nos WCT realizados na Figueira da Foz escolheram esta onda para treinar. Foi palco de vários campeonatos regionais e até de um campeonato nacional de Body Board teve realização nesta praia.
Portanto, é cada vez mais urgente discutir esta situação para que o mesmo não aconteça à onda do “Cabedelo”. Acreditamos que o surf será num futuro próximo um dos pólos dinamizadores do turismo na região visto que pelas suas características apresenta-se como alternativa ao turismo sazonal, podendo funcionar tanto de verão como de inverno.
De salientar, o facto de esta comissão não ser contra a obra de prolongamento do molhe Norte, mas sim contra os efeitos negativos que essa mesma obra está a ter na mítica “onda do Cabedelo”, facto que não foi tido em conta aquando da realização do estudo de impacte ambiental da obra.
Não duvidamos que a obra de prolongamento do molhe Norte seja uma mais valia para a região; preocupa-nos sim a questão do desaparecimento da “onda do Cabedelo”, também ela um motor económico para o turismo da região, bem como o problema da falta de areia resultante da erosão costeira a Sul.
O SOS Cabedelo é um movimento cívico não radical cujo principal objectivo reside na procura de soluções que permitam viabilizar simultaneamente uma maior capacidade de exploração do porto comercial da Figueira da Foz e a manutenção das condições naturais que elevam a praia do Cabedelo a um patamar internacionalmente reconhecido pelo surf, palco de diversas etapas do WCT (circuito mundial de surf de elite).
Agendado para Setembro, está já um evento que tem como objectivo sensibilizar a sociedade civil para esta causa e dar a conhecer as várias modalidades praticadas nas ondas, oferecendo uma aula gratuita a todos os interessados.segunda-feira, 24 de agosto de 2009
domingo, 23 de agosto de 2009
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
My Cam Your Delight...
http://my-cam-your-delight.blogspot.com/2009/08/sos-cabedelo.html
Este é um artigo de autor escrito num blog que passo a divulgar... É um artigo de opinião da responsabilidade do autor... Mas como diz respeito aos efeitos negativos da obra de prolongamento do molhe norte sentidos na margem sul... Aqui fica o Link.
Aloha.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Campanha de angariação de fundos.
Já se encontra na rua a campanha de angariação de fundos para financiar o evento "Dia das Ondas" a realizar em Setembro.
Consiste num Flyer explicativo da comissão, um formulário para recolha de assinaturas e autocolante tudo dentro de um envelope da comissão e tem um valor simbólico de duas ondas e meia.
Procura-o num Surfista perto de ti... Abraça esta causa...
Aloha...
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Patricia Lopes, Cabedelo...
Fotos do cabedelo enviadas por Filipe Brás do wavesurvivors.blogspot.com...
P.S - Digam lá, esta do capitão, está ou não está ao rubro???
S.O.S cabedelo Na Rede...
domingo, 16 de agosto de 2009
Mais uma foto do Cabedelo antes da obra...
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
S.O.S Cabedelo...
A comissão S.O.S Cabedelo é um movimento cívico espontâneo não radical que surge da urgência em salvar uma onda que é um dos ex-líbris da cidade.
Esta comissão não é contra a obra de prolongamento do molhe norte, é contra os efeitos negativos que a obra está a ter na onda do Cabedelo. A onda do cabedelo é uma onda de excelência e em dias clássicos ombreia com qualquer onda nesta Europa e mesmo no mundo inteiro. Palco de varias etapas do WCT em Portugal salvo uma ocasião (2002) foi considerada a etapa da perna europeia do WCT como a que com melhores ondas presenteou os surfistas profissionais que nela tiveram o prazer de se deleitar com longas paredes e tubos secos que fizeram as delicias de quem pode assistir in loco naquele que se considera como um dos melhores locais para assistir a um campeonato de surf.
Esta comissão surge da necessidade de encontrar soluções que viabilizem simultaneamente uma maior capacidade de exploração do porto comercial e a manutenção das condições ambientais que estão na base da praia do Cabedelo e das suas ondas.
Desde o inicio desta obra que se podem constatar os efeitos negativos que esta está a ter na onda conhecida entre surfistas como sendo a onda do Cabedelo, è bem visível a todos que as praias a sul do molhe estão a sofrer de falta de areia pondo em risco uma serie de factores.
Neste contexto o problema da erosão costeira a sul do molhe ganha relevante importância pois com o natural curso da areia a ser interrompido pelo prolongamento do molhe norte, o abastecimento de areia ás praias de São Pedro torna-se um problema grave a ser urgentemente resolvido.
Assim apresentamos como medidas imediatas para salvar algo que resta da mítica onda do Cabedelo, e consequentemente resolver o abastecimento das praias a sul, que serve também de medida de prevenção à erosão costeira verificada a sul do molhe. A implementação de um by pass que consiste numa bomba semelhante à das dragas e num pipeline, para bombear areia de Norte para Sul. Esta é uma técnica utilizada correntemente para manter o transporte natural de sedimentos, interrompido por molhes. Esta técnica é utilizada frequentemente na Australia e na Africa do Sul, Sendo a onda de Snaper Rocks mais famosa de todas elas.
Como medida a médio prazo estamos a elaborar um projecto/estudo juntamente com a associação S.O.S (Salvem O Surf) que irá propor a criação de um parque de ondas na praia do cabedelo como forma de mitigar e resolver danos permanentes na onda. Este estudo será acompanhado de um outro de viabilidade económica e irá ser apresentado ao governo e a todas as candidaturas concorrentes ás eleições autárquicas que se avizinham, apresentando o surf como uma alternativa económica viável e como uma mais valia para o turismo da região.
Vão ser realizadas varias sessões de esclarecimento afim de tornar claro e mostrar todo o trabalho realizado até então.
A comissão está a preparar um evento a larga escala para o final do verão e conta com a participação de toda a industria do surf media e comunidade em geral.
Fica atento.
sábado, 8 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
O flyer Nº 0... O original...
Cabedelo após o inicio da obra I...
Cabedelo em fotos IV...
O nosso amigo Luis Filipe Dias partilha assim algumas das suas fotos....
"Keep this movement alive"