quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Discurso do Presidente Júri Prémio Secil Universidades Arquitectura - Arq Miguel Figueira
Projecto CIDADE SURF @Gala Portugal Surf Awards 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
M Magazine...
Ideias Para um Portugal Melhor!
Há quem, no cinzentismo dos dias de hoje, olhe para o futuro e só veja um país mergulhado na crise, na depressão e no pessimismo crónico. Outros há que, remando contra a corrente, tentam fintar o triste fado que os portugueses insistem em resgatar. Mentes inovadoras que projectam um país onde é possível votar em caixas multibanco, onde há máquinas que levam a água às zonas mais carenciadas, onde o mar e o surf são agentes do desenvolvimento local, e onde as redes sociais estabelecem pontes entre empresas, universidades e agentes de inovação. Estas são apenas as ideias vencedoras nas quatro categorias (Democracia, Negócios, Cidades e Consumo) do Movimento Milénio, iniciativa nacional promovida pelo jornal “Expresso” e pelo Millennium bcp para criar um movimento positivo e catalisador de ideias, reflexão, projectos e tendências para o futuro do País.
«A sociedade civil deve ter cada vez mais possibilidade de se afirmar. Não podemos estar à espera que o Estado resolva tudo», defendeu Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa (proprietário do “Expresso”), na cerimónia de lançamento do movimento que desafiou os cidadãos a apontar caminhos para um Portugal melhor. «É esse o objectivo, pôr os cidadãos a falar. Desta crise sairá um outro país: cresceremos todos se percorrermos esse caminho com alegria e não com o nosso tradicional cinzentismo», completou Carlos Santos Ferreira, presidente do conselho de administração executivo do Millennium bcp.
Os portugueses responderam ao desafio. Desde o lançamento da iniciativa, em Fevereiro, o “website” movimentomilenio.com, sede da iniciativa e ponto de partida e de chegada de todas as propostas, rece beu mais de uma centena de projectos. Para cada um dos quatro temas foram escolhidos quarto finalistas que defenderam as suas propostas perante o respectivo júri, composto por cinco elementos – Francisco Pinto Balsemão, um representante da direcção executiva do Millenium bcp, um jornalista sénior do “Expresso” e dois especialistas em cada um dos temas.
Os quatro vencedores apurados receberam um cheque até ao valor de 12.500€ para custear as des - pesas de deslocação, estadia e participação numa conferência internacional relacionada com o tema do projecto.
Mas nem todos quiseram fazer uso da recompensa. «Não usámos o prémio, que é uma viagem para dois, para assistir a um congresso na área de democracia, nem recebemos nenhum cheque ou coisa parecida. A nossa intenção é que o Movimento Milénio utilize esta ideia para “movimentar” Portugal», revela Stéphanie de Matos, estudante de medicina que, com o noivo André Cabrita, engenheiro electrotécnico, venceu a categoria Democracia com o “Voto Simplex”, que propõe a transformação do Multibanco em urna de voto.
A festa final do Movimento Milénio tem lugar a 6 de Dezembro no Convento do Beato, em Lisboa, com direito a um brinde ao futuro do País.
O MAR COMO AGENTE DE MUDANÇA.
Há quem olhe para o mar e veja o horizonte. Há quem se fixe nas ondas ou nos surfistas que as enfrentam. Há quem descanse a vista nas curvas das mulheres em biquíni.E há quem, como o arquitecto Miguel Figueira e o Surfista Eurico Gonçalves, veja mais além. A dupla, com o apoio de um grupo de pessoas ligadas ao mar e à Figueira da Foz, quer colocar o surf e o mar ao serviço do desenvolvimento da cidade. Para isso, defendem, é preciso travar a erosão da costa sul da Figueira e salvar a «onda» da cidade. «A protecção das ondas é a primeira fronteira de protecção da orla costeira, dissipando a energia que de outra forma se concentra com efeitos devastadores sobre o sistema dunar.» Dessa forma, será possível capitalizer um importante activo para a competiti vidade da cidade, o surf, « cujo potencial nunca foi aproveitado». A proposta passa pelo recurso a um “bypass” de areia para proteger o sul da erosão costeira e reactivar a «onda» do Cabedelo. «A cidade é descontínua, e no mar não é bem assim. Daí que as nossas propostas sejam sempre de integração: integração do mar como parte do território; do sul na cidade; das pessoas e das ideias. A cidade cresce na mesma medida em que consiga incorporar estas diferenças. Não é um acto de fé, é uma constatação de facto: uma cidade partida não é viável.».
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Projecto CIDADE SURF @Cocktail Wonderful Indonesia.
Alguns dos mais notáveis Surfistas e Empresários do Porto reuniram-se ontem no Palácio do Freixo para a ante estreia do mais recente vídeo de Surf português.
Numa iniciativa da Embaixada da República da Indonésia em Portugal os convidados tiveram oportunidade de assistir a uma curta-metragem promocional da Indonésia, da autoria do realizador Bernardo Carvalho, e à apresentação da Luso-Indonesian Surf Community no Porto, uma plataforma que reúne informação relevante sobre o destino turístico de eleição que é a Indonésia.
Nos últimos anos, a Embaixada da República da Indonésia tem desenvolvido diversas iniciativas no sentido de facilitar e promover o acesso de surfistas Portugueses às ondas indonésias, consideradas por muitos as melhores do mundo.
Depois do lançamento do livro Sumatra Regresso ao Paraíso e da criação da Luso Indonesian Surf Commnity em 2010, apresentaram agora o teaser “you know Where...” que antecede o lançamento de um filme-documentário em 2012.
Filme:
“You Know Where”
Género:
Curta Promocional - Indonésia
Surfistas:
André Pedroso, Bruno Charneca, Eurico Romaguera, Joana Rocha, Miguel Ruivo, Nuno Silva, Tiago Oliveira, Txaber Trojaola.
Realização e Edição:
Bernardo Carvalho
Cameras:
Bernardo Carvalho, Gonçalo Ruivo
Water Camera:
Gonçalo Ruivo
Co-Produção:
Surf Solutions – Gestão & Consultoria
A.S.A.I. – Associação de Surf Amigos da Indonésia
(in Surf Portugal.com)
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Surf Total e Portugal!!!
"Miguel Figueira, um dos mentores do projecto, discursou e arrebatou a plateia na cerimónia de encerramento do Movimento Milénio.
Foi no dia 6 de Dezembro no Convento do Beato em Lisboa que se realizou a cerimónia de encerramento do Movimento Milénio. O Movimento Milénio foi uma grande iniciativa nacional promovida pelo Jornal Expresso e pelo Millenium BCP para a procura de respostas para o futuro, revelação de caminhos e tendências com verdadeiro impacto na vida dos portugueses.
Miguel Figueira discursou acerca do projecto Figueira da Foz "CIDADE SURF" que desenvolveu juntamente com o surfista local Eurico Gonçalves, entre outros, e que foi o vencedor da área Cidades. Este projecto apresentou como objectivos fundamentais o impedimento da erosão na costa sul da Figueira da Foz, reactivando, desta forma, a famosa onda do Cabedelo. O cumprimento destes objectivos revela-se fundamental, uma vez que irá permitir, segundo os autores do projecto, o pleno aproveitamento das potencialidades turísticas da Figueira da Foz, potenciando também a rentabilidade económica da obra em curso do Porto Comercial.
Como prémio de terem sido vencedores, os responsáveis pelo projecto terão a oportunidade de participar numa conferência de referência internacional à sua escolha, com despesas pagas até ao valor de 12.500 euros. (in Surf Total.com)
"Foi uma longa jornada que recentemente chegou ao fim e, felizmente, terminou com a vitória do projecto Figueira da Foz "CIDADE SURF" na área Cidades do Movimento Milénio, concurso/competição promovido pelo banco Millennium BCP e semanário Expresso.
No passado dia 6 de Dezembro, no Convento do Beato em Lisboa, foi a cerimónia de consagração dos vencedores e encerramento da edição deste ano e como tal, a equipa do projecto "CIDADE SURF", não podia deixar de estar lá.
Mas sendo um projecto ambicioso, na apresentação do projecto a toda a audiência, Miguel Figueira e Eurico Gonçalves, mentores do projecto, atingiram um nível de excelência só comparado com a qualidade do projecto. Na edição do dia 10 de Dezembro de 2012, o Expresso escreveu: "Miguel Figueira arrebatou a plateia". (in Surf Portugal.com)
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
“Miguel Figueira arrebatou a plateia” in expresso 10/12/2012
domingo, 11 de dezembro de 2011
Movimento Milénio: um ano de ideias e projetos inovadores
A sessão de encerramento do Movimento Milénio, iniciativa do Expresso e do Millennium bcp lançada em Fevereiro de 2011 e aberta à participação de todos os portugueses, teve lugar nesta terça-feira, 6 de Dezembro, no Convento do Beato, em Lisboa.
Durante todo o ano o Movimento Milénio deu a conhecer mais de uma centena de ideias inovadoras nas categorias Democracia, Negócios, Cidades e Consumo, premiando o melhor projeto em cada uma destas áreas.
in "Expresso 10/12/2011"quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Projecto CIDADE SURF @Convento do Beato
"Para Norte, pela A8, uma auto-estrada de surfistas que passa pela Ericeira, Peniche e Nazaré, chega-se à Figueira da Foz...
...O grupo quer pôr a Figueira no mapa mundial, porque há uma candidatura do Cabo Mondego a Reserva Mundial de Surf e porque a onda de Buarcos é considerada a “direita” mais longa da Europa.
Mas este grupo – onde há apoios de campeões do surf como Tiago Pires ou Kelly Slater, e de figuras públicas como Pedro Adão e Silva (politólogo), Gonçalo Cadilhe (cronista e escritor de viagens) ou Pedro Lima (ator) – tem um projeto global para a Figueira, chamado Cidade Surf que ultrapassa as fronteiras do desporto. Tudo porque o prolongamento do molhe alterou a dinâmica das areias no fundo do mar e a boa onda da Praia do Cabedelo, no sul da cidade, do outro lado da foz do Mondego, está seriamente ameaçada pela erosão."
"Virgílio Azevedo in - Revista Unica"