quarta-feira, 2 de maio de 2012

VIAGEM AO OUTRO LADO DO MUNDO


O prémio MOVIMENTOMILÉNIO atribuído ao projecto CIDADESURF apoiou a viagem, à Austrália, de quatro dos seus subscritores: Miguel Figueira, Eurico Gonçalves, Bruno Leonel Marques e Joao Batata. O compromisso com o MOVIMENTOMILÉNIO para uma conferência internacional criou a oportunidade para ir até ao outro lado do mundo fechar mais um ciclo na participação da cidadania.







Porque a proposta vencedora defende o recurso a um  bypass como o da baía de Coolangata, na Austrália, e o âmbito do movimento cívico por detrás da participação no MovimentoMilénio é mais abrangente, centrando-se em torno do papel do surf e do mar como vectores de transformação do(s) território(s), a visita ao continente do surf tornava-se obrigatória...





À vitória do Movimento Milénio juntaram-se duas Menções Honrosas do Concurso Público de Concepção (Ideias) para a Requalificação e Reordenamento da Praia e Frente de Mar da Figueira da Foz e Buarcos. A notícia recebida de madrugada nos antípodas foi celebrada on-line com a Figueira da Foz.






Para além de várias conferências na Austrália, mas também a caminho por HongKong e de regresso por Bali, quisemos aproveitar esta viagem para conhecer de perto aqueles processos de desenvolvimento local, estabelecer contacto com os agentes dessa transformação e criar uma rede de conhecimento para o aprofundamento da nossa reflexão, com o objectivo da sustentação das nossas propostas e da informação do nosso processo de participação cívica.




Em Macau fomos recebidos pelo Arq. Rui Leão, da Associação dos Arquitectos de Macau AAM e fomos notícia no telejornal da oito. Fomos a Coolangata para ver de perto o bypass e ouvir deKevin FiIler, responsável operacional pelo bypass de Coolangata: this is not rocket engineering... 







Com a preciosa ajuda de Neil Lazarow fomos recebidos pelos investigadores Prof Rodger Tomlinson e Dan Ware do Smart Water Institute, departamento Coastal Managment da Universidade de Griffith, que demonstraram interesse e disponibilidade para colaborar no processo da Figueira da Foz.




Entre Sydney e a Gold Coast estivemos com algumas da figuras mais destacadas do mundo do surf: Peter Townend, Mark Richards, Wayne Rabbit Bartholomew, Wayne Deane, ex-campeões mundiais, ou Derek Hynd (Escritor), Peter 'Joli' Wilson (Fotógrafo), Steve Corn (Engenheiro responsavel pelo movimento Bring Back Kirra), todos cada vez mais envolvidos na defesa do surf e das ondas.



E ainda com destacadas figuras da indústria como Derek O'Neill CEO da Bilabong, John Nielsen(Gold Coast Surf Industry Taskforce), Stuart D'Arcy (Darcy Surfboards), Nev Hyman (Firewire), ou homens da área da formação, treino e alto rendimento como Eddie Valladares (Selecionador Australiano 5 x Campeão do Mundo ISA) e Beau Emerton (Oakley Team Manager). 






Ainda na Gold Coast estivemos com a Her Excellency Penelope Wensley AC, Governor of Queensland e com Ron Clarke MBE na cerimónia de consagração da Gold Coast como Reserva Nacional de Surf da Austrália...




Subimos até à Sunshine Coast receber de Tom Wegener uma belly board em madeira dedicada ao projecto CIDADESURF. Em Bali reunimos com Tipi Jabrik (Go Surfing Asia) e surfamos algumas das melhores ondas do planeta.



A nossa viagem não teve qualquer apoio monetário da Camara Municipal da Figueira da Foz, nem de qualquer outra entidade pública. A troca do conforto de cinco noites num bom hotel, conforme regulamento do MovimentoMilénio, por um mês de autocaravana revelou-se na opção acertada.


   

Sem comentários: